Rannyson Mykael
09/05/2022
Estoque encalhado do Dia das Mães: 5 dicas para vender os produtos
Tempo de leitura: 3 minAgora que o Dia das Mães, uma das maiores datas comemorativas do mercado, já passou, muitas empresas se encontram na situação negativa de ter ficado com estoque encalhado. Ou seja, aqueles produtos que deveriam sair com mais facilidade, mas não foram vendidos.
O que fazer nessa situação? Preparamos algumas dicas simples que envolvem promoções, divulgação e, claro, o melhor amigo das empresas: o delivery!
Liste os produtos que estão sobrando
Primeiramente, para liberar o estoque encalhado, é preciso fazer uma organização do que precisa sair. Por isso, recomendamos que você comece listando quais produtos estão parados na loja e a quantidade de cada um deles.
A partir disso é possível pensar em estratégias práticas para alcançar o objetivo principal.
Prepare kits e faça promoções
Uma boa forma de fazer com que o estoque encalhado saia mais rapidamente é por meio de oportunidades imperdíveis. Para isso, é preciso despertar no cliente a necessidade de comprar aquele produto ou kit para não perder aquele momento único.
Investir em kits é uma ótima estratégia: você pode unir um produto que tem alto índice de compra junto ao que estiver com estoque encalhado. Assim, as pessoas vão aproveitar a oportunidade para comprar algo que queriam e ainda assim levar um extra pagando menos.
Planeje-se para o Dia dos Namorados
O Dia das Mães é uma das datas comemorativas que mais movimenta o mercado, mas ela também está bem próxima do Dia dos Namorados. Por isso, caso sua empresa tenha passado por um problema de estoque encalhado, uma alternativa é reaproveitá-lo para o próximo momento.
Leia também: Dicas infalíveis para vender mais no Dia dos Namorados!
Por exemplo, no caso de lojas de roupa, que costumam investir em uma alta quantidade de roupas femininas para o Dia das Mães, é possível que os itens continuem em alta para a próxima data, já que as namoradas vão ganhar presentes em junho.
Divulgue o estoque
Seja através de conversas ou nas redes sociais, divulgar as peças do seu estoque é essencial para fazer com que as vendas aconteçam com mais facilidade. Assim, tirar fotos atraentes e falar sobre os kits e promoções que estiverem disponíveis ajuda a atrair a atenção das pessoas.
Além disso, um ponto importante nesse tipo de situação é o atendimento. Caso a divulgação for bem feita, o esperado é que mais pessoas entrem em contato para solicitar preços e fazer pedidos, então dar respostas rápidas e preparar a entrega o quanto antes aumenta as chances de que o cliente feche a compra.
Se sua empresa trabalha com entregas, não esqueça o poder que o serviço também tem. Afinal, se o seu cliente tiver a possibilidade de receber os produtos diretamente no conforto de casa, temos certeza que ele vai adorar. Esse é mais um ponto positivo que motiva os clientes a fecharem a compra sem precisar pensar muito.
Entenda as motivações do seu consumidor
É um fato: sua empresa ficou com estoque parado. Mas por que isso aconteceu? Será que os produtos não agradaram o público? Ou talvez tenha sido uma aquisição muito grande para uma demanda muito menor.
São muitas possibilidades, mas é essencial analisar a situação em busca de possíveis respostas para aquele cenário. Só a partir disso é possível evitar que ela aconteça novamente.
Conhecer esses erros é essencial para evitar que sua empresa quebre. Ignorá-los só vai impedir o seu crescimento, lembre-se disso.
Deixe seu comentário