Layuri Santiago

Layuri Santiago

21/09/2022

Dicas | Entregadores

Semana Nacional do Trânsito: cuidados que salvam vidas

Tempo de leitura: 3 min

Iniciou-se no dia 18 de setembro a Semana Nacional do Trânsito, que vai até o dia 25 do mesmo mês, quando se comemora o Dia Nacional do Trânsito. 

Você pode estar se perguntando: por que existe um dia — e até mesmo uma semana — dedicada ao trânsito? É bom ficar sabendo que esta é uma data de suma importância, afinal, irresponsabilidades e irregularidades na estrada podem gerar graves consequências. Dados do Global Status Report on Road Safety, da OMS, apontam o Brasil como o terceiro país com mais mortes no trânsito, ficando atrás somente da China e da Índia.

Pensando em um trânsito mais seguro, separamos algumas dicas para que você se mantenha protegido e também proteja mais pessoas enquanto faz seus “corres”!

Acompanha aí! 😉

Use roupas adequadas

De acordo com as Leis de Trânsito, sabemos que não se pode usar chinelo ou salto alto ao dirigir. Calçados do tipo podem dificultar o uso dos pedais ou ainda acabarem se enroscando ou prendendo em algum ponto do percurso e, consequentemente, acabar gerando um acidente. 

Mas o cuidado não para por aí! Usar calças e blusas com mangas compridas também ajudam a reduzir o impacto em casos de acidentes, por isso esse tipo de vestimenta é recomendável.

Capacete e cinto de segurança sempre em uso

Fazemos sempre o possível para evitar acidentes, certo? Mas é preciso estar bem protegido para não sofrer maiores danos ao se envolver em alguma situação complicada no trânsito.

O capacete é peça fundamental para todos os motociclistas, pois é ele que ajuda a manter a segurança e até mesmo evitar possíveis traumatismos cranianos e fraturas na face.

E para quem dirige carro, nunca deixe de usar o cinto de segurança e orientar seus passageiros a fazerem o mesmo. De acordo com um estudo da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), as chances de lesões são reduzidas em 45% usando o cinto no banco da frente, enquanto os passageiros nos bancos de trás estão 75% mais seguros. 

Respeite as Leis de Trânsito

Respeitar as leis de trânsito não é apenas uma forma de garantir a sua segurança, mas também a de outras pessoas, sejam motoristas, ciclistas ou pedestres. Em resumo, essa é uma obrigação de todos. 

Nada de tentar “competir” com outros motoristas ou dirigir acima da velocidade permitida. E o cuidado com motociclistas, ciclistas e pedestres deve ser redobrado, pois eles são mais vulneráveis.

Você não deve respeitar as leis apenas por ser algo imposto, é necessário que haja a consciência de que o não cumprimento delas pode custar a sua vida e a de outros. Tenha responsabilidade.

Pedestres e Ciclistas também merecem respeito

Como já citado anteriormente, ciclistas e pedestres estão mais expostos e, consequentemente, menos protegidos no trânsito. E claro que também há leis que devem ser seguidas pelos mesmos para evitar acidentes.

Não deixe de exercer sua empatia. Sempre que necessário, pare para os pedestres, principalmente em faixas sem sinal. Ao fazer uma ultrapassagem, lembre-se de reduzir a velocidade. E em áreas próximas a creches, escolas ou universidades, por exemplo, dirija com bastante atenção e reduza a velocidade.

Não se distraia ao dirigir

Sabemos que há muitas coisas que podem tirar a atenção do motorista, mesmo que por pouco tempo. Uma grande distração para quem dirige tem sido o uso do celular no volante. Lembrando que, no Brasil, essa prática conta como infração gravíssima, resultando em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa.

Para quem trabalha utilizando aplicativos, lembre-se de sempre deixar o aparelho bem posicionado em sua linha de visão e no viva-voz, para que você não precise concentrar sua atenção ou manusear o celular enquanto dirige. 

Conversas e outras ações ao dirigir também podem desviar a atenção do motorista, ou até mesmo dirigir com animais soltos dentro do carro. Tais ações devem sempre ser evitadas. 

Um minuto de distração pode custar uma vida e gerar danos irreversíveis, portanto, a atenção deve ser sempre redobrada.

Nada de combinar bebida e direção

Estar no trânsito é sempre um risco, mas há várias formas de evitar acidentes, como as dicas já citadas anteriormente. No entanto, um dos cuidados mais importantes é, com certeza, não dirigir alcoolizado.

Se decidir sair para beber, certifique-se sempre de ter a presença de alguém que não vai ingerir bebida alcoólica e que possa conduzir o carro ou a moto. 

Não esqueça que a sua diversão, quando não pensada de forma responsável, pode custar o sofrimento de muitas pessoas. Portanto, nada de misturar bebida e direção.

Conte com um seguro de qualidade!

Sabemos que acidentes, infelizmente, sempre podem acontecer, por mais que se tome todos os cuidados necessários. Nessas ocasiões, é preciso contar com um seguro que atenda todas as urgências.

É pensando nisso que nossos entregadores podem contar com o Seguro de Acidentes IZA, afinal, para quem se aventura pelas estradas todos os dias para realizar entregas, o cuidado deve ser redobrado!

A Semana Nacional do Trânsito se encerra no dia 25, mas os cuidados e o respeito na devem ser exercidos todos os dias!

doze − 10 =

Leia também