Layuri Santiago

Layuri Santiago

23/08/2022

Delivery | Empresas | Entregadores | Sobre a Bee

Respeito no trabalho: ajude a combater qualquer tipo de discriminação

Tempo de leitura: 3 min

Hoje, na data em que se comemora o Dia de Combate à Injustiça, 23 de agosto, devemos relembrar a importância do respeito no ambiente de trabalho. E, claro, esse respeito não se limita a simplesmente tolerar, mas também a combater qualquer forma de discriminação.

Mas o que realmente significa injustiça? Trata-se de qualquer comportamento ou ação que viole os direitos de outra pessoa. Temos certeza que você já passou, presenciou ou conhece alguém que já viveu alguma situação que se encaixa como um ato de injustiça.

Infelizmente, o ambiente de trabalho ainda é um dos locais onde esse tipo de situação pode acontecer com frequência. E isso pode ocorrer com entregadores, com funcionários de empresas ou com o cliente final.

No entanto, todos nós podemos colaborar para o combate de tais atitudes, certo? Vamos saber melhor como!

Respeite sempre a diversidade

Todos merecem respeito em seu ambiente de trabalho, porém, temos sempre que lembrar que para ser respeitado, é preciso também fazer o mesmo.

Ainda neste ano, infelizmente, tivemos um relato de um entregador que sofreu racismo após realizar uma entrega. Ressaltamos que não se deve jamais dar um tratamento diferenciado a alguém por sua raça, etnia, orientação sexual ou identidade de gênero.

De janeiro a junho deste ano, foram registradas 135 mortes de pessoas LGBTI no Brasil, de acordo com a pesquisa do GGB (Grupo Gay da Bahia). Dados como esse mostram que o preconceito enfrentado por essa comunidade ainda é algo bastante preocupante e que demanda medidas para combater a lgbtfobia. E vale salientar que a orientação sexual de alguém, de forma alguma, interferirá na forma como o mesmo executa seu trabalho.

Da mesma maneira, deve-se respeitar a identidade de gênero de todos e tratá-los pelos pronomes adequados. Em outras palavras, referir-se à pessoa da forma como ela se sinta melhor. Isso é algo simples e que pode fazer muita diferença no dia do outro, afinal, todos gostam de ser respeitados enquanto exercem sua função, certo?

Mas, infelizmente, nem sempre situações do tipo são evitadas. Então, caso você seja vítima de qualquer ato discriminatório, tome as devidas providências.

Vamos saber melhor como fazer isso?

Não se cale diante de um caso de discriminação

Se você foi vítima de racismo ou injúria racial, saiba que pode — e deve — denunciar o ocorrido em alguma delegacia ou pelo celular. Crimes desse tipo são imprescritíveis e devem sempre ser denunciados. Da mesma forma, discriminar alguém por sua orientação sexual ou identidade de gênero é crime, que pode ser penalizado com até 5 anos de prisão. Seja qual for o caso, o importante é que a vítima não se cale.

A denúncia pode ser feita durante a ocorrência do crime, ligando para a Polícia Militar através do Disque 190, e caso já tenha ocorrido, basta se dirigir à delegacia mais próxima e registrar a denúncia, podendo também ligar para o Disque 100 (Disque Direitos Humanos).

E isso não se restringe a vítima. Ao presenciar uma cena de discriminação, não deixe de fazer uma denúncia imediatamente, pois a própria vítima pode não estar em condições de tomar tal atitude naquele momento.

Se você conhece alguém que passou por uma situação do tipo, não deixe de encorajá-la a denunciar e de dar o apoio necessário, afinal, combater tais crimes é uma missão coletiva.

Um dever de todos

Não há como mudar um ambiente preconceituoso se não houver a colaboração de todos ou, pelo menos, da maioria. É importante que cada um faça sua parte e que, além do respeito mútuo, reprove atitudes discriminatórias. 

A Bee Delivery busca combater todo tipo de comportamento que se enquadre como forma de discriminação a qualquer grupo social. Ressaltamos que não compactuar com tais atitudes é mais um passo para combatê-las.

Caso já tenha, em algum momento, se sentido ofendido ou injustiçado, seja você um de nossos entregadores ou empresa parceira, não deixe de entrar em contato com nosso Chat do Suporte e nos informar sobre o ocorrido. 

E, claro, não deixe de oficializar uma denúncia. Lembre-se que você e todos merecem ser respeitados, ninguém pode ferir seus direitos.

5 × 1 =

Leia também