Layuri Santiago

Layuri Santiago

07/11/2023

Dicas | Empresas | Entregadores

Novembro Azul: sua saúde merece atenção

Tempo de leitura: 2 min

Sendo homem ou não, você já deve ter ouvido falar do Novembro Azul. Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. De acordo com o Fundacentro, esse tipo de câncer é um dos mais incidentes, registrando 71.730 mil novos casos.

O câncer de próstata é o segundo que mais acomete homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. E para saber como se prevenir de maneira adequada, leia mais abaixo.

Como se prevenir do câncer de próstata

O exame da próstata ainda passa por muito preconceito por parte dos homens, que se negam a fazê-lo e, em boa parte dos casos, só detectam a doença em um estado já avançado. No entanto, atualmente, além do exame de toque retal, é possível realizar o exame PSA, feito por meio da coleta de sangue, onde será analisada a proteína produzida pela próstata.

Além disso, caso já haja histórico familiar desse tipo de câncer, o cuidado deve ser redobrado. O exame de próstata deve ser feito periodicamente após os 40 anos. A frequência do exame deve ser tratada com o seu médico.

Manter um estilo de vida saudável também é peça fundamental para se prevenir não só do câncer de próstata, como de muitas outras doenças. Para isso, é preciso ter uma boa alimentação, além de praticar exercícios e evitar consumo de álcool e tabaco.

Quais são os principais sintomas e quando buscar ajuda

Quando os sintomas do câncer de próstata são detectados, significa que a doença já se encontra em um estágio mais avançado. Nesses casos, a busca por ajuda profissional deve ser agilizada.

Fique atento aos principais sintomas: dificuldade para urinar, apresentando dor em alguns casos, além do aumento da frequência da necessidade de fazer xixi, podendo ainda encontrar sangue na urina ou sêmem. 

Lembrando que os sintomas podem variar de acordo com o paciente, por isso, é muito importante procurar um médico urologista ou clínico geral para analisar seu quadro e seguir os próximos passos.

Não adie o cuidado com sua saúde, sua vida é um bem muito precioso.

Comentários

Pedro Luiz

07 de nov

legal muita informacoa importante

José Antonio Bezerra Bisneto

08 de nov

Muito bom , muitas informações

José Araujo Costa Filho

08 de nov

Parabéns pelo incentivo!

Luan

08 de nov

Show

Legal

08 de nov

Legal

Max ramos

08 de nov

A prevenção e uma ferramenta necessária para que possamos nos previnir informação e muito importante obg pela iniciativa

Wellington francisco santos

08 de nov

Ótimo informativo pra todos

Italo

08 de nov

Muito importante!

doze + quinze =

Leia também