Layuri Santiago

Layuri Santiago

02/06/2022

Delivery | Entregadores

Nova CNH: o que você precisa saber sobre?

Tempo de leitura: 2 min

A partir do dia 1 de junho de 2022, começou a valer o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo território nacional, logo após decisão tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para aqueles que precisam enfrentar o trânsito todo dia para trabalhar, a CNH é uma peça fundamental. Portanto, é sempre bom estar ciente do que mudou ou não com a chegada da nova CNH e se manter atualizado.

A nova Carteira Nacional de Habilitação promete maior segurança e conta com algumas mudanças. 

Sendo assim, separamos aqui tudo que você, motorista, precisa saber sobre o novo modelo do documento.

O que mudou na nova CNH?

O modelo atual conta com uma alteração na paleta de cores, prevalecendo o verde e amarelo. O campo onde deve constar observações ━ como quando houver alguma restrição médica ou se o motorista exerce atividade remunerada, por exemplo ━, agora ficará na parte de baixo do documento, dando lugar a uma tabela que informa quais veículos o portador da CNH pode conduzir.

Para aqueles que já tiverem a CNH definitiva, o documento conterá um “D”. Já os que possuírem apenas permissão para dirigir serão identificados pela letra “P”. Abaixo da foto do portador da Carteira Nacional de Habilitação, ficará o campo para sua assinatura.

A segurança também será reforçada com a versão mais atual, contendo tinta fluorescente especial capaz de brilhar no escuro, luz ultravioleta e holograma.

Além disso, haverá um código de identificação internacional no documento, e tradução para três idiomas: português, espanhol e inglês. Isso facilitará o uso da CNH em outros países.

A validade e limite de pontos mudaram?

A nova CNH continua tendo uma validade de 10 anos para condutores com menos de 50 anos. A partir dessa idade, deve-se renovar de 5 em 5 anos. E a partir dos 70, a cada 3 anos.

O limite de pontos permanece sendo de 40 pontos para motoristas que não tiverem nenhuma infração gravíssima, 30 pontos para quem possui apenas uma infração gravíssima e 20 pontos para duas ou mais infrações gravíssimas.

É necessário renovar a CNH?

Se a sua CNH ainda está dentro do prazo de validade, não é necessário trocá-la pela nova versão, pois continuará sendo válida em todo o Brasil. A mudança acontecerá de forma gradual, conforme o documento for sendo renovado ou trocado pela segunda via, assim como para os novos portadores da CNH.

A Bee Delivery está buscando sempre trazer mais segurança e inovação para nossos entregadores. Com a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação, essa missão se tornará ainda mais fácil!

Leia também: Direitos do entregador: saiba como a lei te protege.

quatro × 1 =

Leia também