Rannyson Mykael

Rannyson Mykael

08/03/2022

Sobre a Bee

Liderança feminina: um novo olhar sobre as startups

Tempo de leitura: 3 min

Já estamos em 2022, no século 21. Não tem como a gente dar espaço ao discurso preconceituoso de que lugar da mulher é na cozinha ou cuidando de casa como se ela não pudesse ser livre para fazer o que quiser. Lugar de mulher é no topo, comandando grandes equipes, dirigindo empresas importantes e mostrando a importância da liderança feminina.

Na Bee Delivery, temos um número incrível de colaboradoras em nosso time e isso é motivo de muito orgulho. Nossa história é feita por várias mãos e as líderes da nossa equipe, tão talentosas, não poderiam ficar sem a nossa homenagem. Elas estão aqui para mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser estar.

Lugar de mulher é no topo: a representação feminina na Bee Delivery

Uma coisa que temos muito orgulho é ver que estamos indo contra as estatísticas. Enquanto várias empresas quase não possuem mulheres em seu quadro de colaboradores, em nossa colmeia muitas delas estão em cargos de liderança.

É o caso de Fernanda Feitosa que, com apenas 23 anos, tem se destacado cada vez mais na Bee Delivery por sua competência enquanto Regional Manager. Ela faz parte da colmeia desde o comecinho e tem uma trajetória incrível de muito crescimento.

Quando conversamos sobre a importância de lideranças femininas no empreendedorismo, Fernanda mencionou um fato interessante: ela já teve uma mulher como líder logo no começo da sua carreira na Bee, a colaboradora Mayara, então é possível ver que é algo contínuo na empresa.

“Quando a gente sai nas salas, visitando os setores, já dá para perceber que tudo é muito distribuído. É como se fosse sempre 50/50 entre homens e mulheres e isso é algo novo”.

É algo que temos muito orgulho de ver construído e constatado pelos nossos profissionais: um espaço diverso e acolhedor para todos, uma prática que deveria ser mais comum.

Mas na nossa conversa com Fernanda, também vimos que nem tudo é fácil. Nossa sociedade é machista, então uma líder comercial, jovem e em um setor muito masculinizado, sofre as consequências em seu trabalho.

Leia também: Mulheres no Delivery – Desafios e conquistas

Principais dificuldades para a mulher em uma empresa

Fernanda foi bem didática quando falou sobre as suas dificuldades no trabalho: é como se fosse preciso se esforçar duas ou três vezes mais para ser reconhecida. Às vezes, nem isso funciona, já que as pessoas atribuem como sorte, destino ou qualquer outra coisa, menos trabalho duro.

Quando eu estou conversando e tem algum colega de trabalho ao meu lado, as pessoas costumam focar só no que ele está dizendo, mesmo que eu seja a líder. É como se eu não existisse e minha fala fosse completamente invisibilizada”.

É uma realidade dolorosa, mas Fernanda comentou sobre o quanto não se deixa intimidar. Ela continua lutando por visibilidade e reconhece o privilégio de ser líder na Bee Delivery, um espaço em que pode lutar por outras mulheres também.

São muitos tabus que ainda precisam ser quebrados, mas é aliviador saber que existem várias mulheres em nossa colmeia que estão dispostas a quebrá-los diariamente. Desde o momento de contratação até o treinamento e permanência de novos funcionários, existem vários exemplos que podem ser seguidos.

Fernanda Feitosa é apenas um dos grandes nomes na nossa lista e temos certeza que ela vai alcançar feitos cada vez mais incríveis, assim como todas as nossas colaboradoras. Tê-la com a gente é um grande privilégio!

O papel das empresas na garantia pela igualdade de gênero

Se você gerencia uma empresa, saiba que a responsabilidade também é sua. 

Na hora de fazer uma nova contratação, considere o potencial de todos os candidatos de forma igual e reconheça a capacidade que as mulheres têm de fazer uma revolução no seu negócio, tanto na parte técnica quanto na parte interpessoal. Afinal, elas podem trazer ideias e perspectivas inovadoras. Vivências diferentes podem dar um boom na sua empresa!

Valorize as suas colaboradoras e esteja atento ao que elas falam, incluindo as críticas construtivas. Sempre existe algo que pode ficar melhor e ninguém melhor do que os trabalhadores para entender quais são esses pontos.

Na Bee Delivery, seguimos sempre o mesmo padrão: escutar, aprender e melhorar. Levamos essa sequência para a vida e acreditamos que também pode te ajudar.

5 × 4 =

Leia também