Eduarda Moura

Eduarda Moura

24/09/2021

Dicas | Empresas | Sobre a Bee

Eficiência energética nas empresas

Tempo de leitura: 2 min

Eficiência energética significa usar de serviços energéticos utilizando a menor energia possível.

Alguns aspectos podem até ser “batidos”, mas no final do mês, fazem uma grande diferença.

É um conjunto de mais energia por menos uso de recursos naturais.

Considera-se um dos debates mais necessários para a sustentabilidade do planeta!

Porém, ainda pode ser considerado um capricho para algumas empresas, mas não deveria.

Já que além de custos financeiros, reduz também os impactos no meio ambiente.

E lembrando que não só de energia elétrica se faz a eficiência energética.

Ela também pode ser aplicada a objetos que consomem outras matrizes, como gás natural e combustíveis fósseis.

Benefícios da eficiência energética

Sustentabilidade

Fugindo do óbvio, a sustentabilidade pode ter muitos benefícios não só para o planeta em si.

Isso porque o uso racional de energia ajuda a reduzir a emissão de CO2 (que contribui para o aquecimento global).

Como empresas são, muitas vezes, exemplos de alto consumo de energia, é ideal seguir alguns ideais para contribuir com a preservação do planeta.

Invista em energia limpa sempre que possível!

Economia de energia

Desse benefício todo mundo sabe!

Mas ainda é relevante falar que uma das principais melhorias oferecidas pela eficiência energética tem raízes econômicas.

Segundo um relatório do Centro Brasileiro de Informação em eficiência energética (PROCEL), o uso de equipamentos mais eficientes e instalações elétricas dimensionadas geraria uma economia de 8,8% no consumo de energia elétrica.

Não é necessário alto investimento para que esse retorno venha.

Pelo contrário, ações simples fazem toda a diferença no fim do mês.

Não deixar ambientes vazios com lâmpadas ou ar condicionado ligados, por exemplo.

Uma ação de endomarketing muitas vezes é o bastante para ligar esse alerta nos seus colaboradores.

Imagem da empresa

Além dos fatores citados acima, a imagem da empresa também se beneficia com o uso da eficiência energética.

Isso vem chamando a atenção não apenas do mercado, mas também dos consumidores.

Há clientes que só consomem de empresas conscientes e sustentáveis, já que acreditam que assim podem fazer ainda mais pelo planeta.

Muitas pessoas estão em busca de marcas com atitudes verdes e que se envolvem em ações para proteger o ecossistema.

Por isso, também acaba virando uma questão de posicionamento no mercado.

três × 4 =

Leia também