Layuri Santiago

Layuri Santiago

03/05/2023

Delivery | Dicas | Entregadores

Campanha Maio Amarelo 2023: “No trânsito, escolha a vida”

Tempo de leitura: 3 min

Neste mês, temos o Movimento Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre acidentes no trânsito. Seu intuito é a segurança nas estradas, com o intuito de diminuir o número de mortos e feridos no trânsito.

De acordo com o relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito, em TODO o mundo. Um número realmente preocupante.

Assim, surge a importância de fortalecer o Maio Amarelo e os cuidados necessários que todos devem ter ao dirigir ou pilotar. Principalmente quando se trata de quem enfrenta o trânsito todos os dias para garantir uma renda.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você se manter seguro no trânsito e manter também aqueles que estão ao seu redor.

Vem conferir tudo: 👇👇

Cuidado redobrado ao dirigir na chuva ⛈️

Sabemos que, em casos específicos, acaba se tornando necessário pilotar na chuva. Nessas ocasiões, o cuidado deve ser redobrado, afinal, a chuva pode dificultar a visão do entregador. Além disso, as pistas ficam molhadas, fazendo com que seja preciso reduzir a velocidade.

E se a chuva for forte, às vezes até mesmo com trovões e relâmpagos, o recomendável é parar em um lugar seguro e esperar que a chuva passe. A sua segurança deve ser sempre prioridade.

Use sempre capacete e roupas adequadas 👖

Para ter certeza de que estará seguro, o uso do capacete é indispensável, com viseira e jugular sempre funcionando e ajustados. 

E os cuidados não param por aí. É necessário usar roupas adequadas: calça, camisa de manga comprida, luvas e sapatos, para que seu corpo também esteja protegido em casos de acidentes.

A manutenção do seu veículo deve estar sempre em dia 🏍️

Uma das melhores maneiras de prevenir um acidente é, claro, tendo a certeza de que está tudo certo com seu transporte, por isso, é muito importante que você faça revisões em seu automóvel com frequência.

Em alguns casos, uma pequena falha não notada previamente pode ocasionar algo bem maior. Tratando-se do seu meio de trabalho, nunca deixe de ter a certeza de que está tudo em dia com sua moto ou bike, pela sua segurança e a dos demais.

Não ultrapasse a velocidade indicada 🛑

Para os entregadores, é costume enfrentar o trânsito de grandes centros urbanos, o que exige ainda mais cuidado e velocidade reduzida, para evitar acidentes.

Sabemos que o cliente deseja receber o seu pedido o quanto e que, quantos mais entregas realizadas, mais faturamento, no entanto, é importante prezar sempre pela sua saúde, nenhuma entrega será mais importante que isso.

Mantenha uma distância segura e tenha cuidado nas ultrapassagens 🚴🏽

Em meio a um trânsito atribulado, deve-se sempre manter uma distância segura dos outros automóveis, principalmente em dias de chuva. Dessa forma, você estará evitando se envolver em acidentes que aconteçam próximos a você.

Outro cuidado muito importante deve ser nas ultrapassagens! É muito comum para motoboys e bikes fazer ultrapassagens entre os carros, porém, é preciso que essa ação seja feita com cuidado e atenção redobrada, pois é em uma dessas ultrapassagens onde a proximidade entre os automóveis pode colocar em risco a segurança do motorista. 

Lembre-se sempre de manter a distância ideal para evitar qualquer batida.

Não dirija caso não esteja se sentindo bem fisicamente ou mentalmente 🤒

Um erro muito comum entre diversos motoristas é dirigir mesmo quando estão fisicamente muito cansados ou não estáveis mentalmente. Um exemplo disso é dirigir alcoolizado ou até mesmo dirigir ou pilotar por horas quando seu corpo está cansado.

Nunca se deve misturar bebida e trânsito, além de ser necessário estar sempre descansado e respeitar os seus limites. Sempre dê uma pausa para descansar, mantenha-se hidratado e bem alimentado. Isso aumentará sua produtividade e impedirá que o cansaço e estresse atrapalhem seus corres.

Esses cuidados são constantes, para serem lembrados não só no Maio Amarelo. O tema deste ano para a Campanha Maio Amarelo é “No trânsito, escolha a vida”. Portanto, na hora de fazer uma escolha que possa colocar em risco a sua segurança ou a de outros, lembre-se que sua vida não tem preço e deve ser sempre sua prioridade.

Comentários

José Marcelo rocha Fernandes

05 de maio

Ótima educação

Iuri Teófilo Pinto de paula

05 de maio

Ok

Edmilson Marcelino De Oliveira

05 de maio

Muito bom.

Gostei de mais do conteúdo, realmente precisamos ter cuidado no trânsito , essas dicas vão ser úteis para min e para meu próximo se eu me esforçar em aplicar. Obrigado pelas dicas

05 de maio

Foi muito bom o assunto, prático e bom para sermos concientes no trânsito.

Jonata

05 de maio

Excelente o assunto, pratico e muito bom para sermos consientes no trânsito. Protegendo nossa vida e a do próximo. Obrigado pela preocupação nos dando essa informação tão boa.

José

06 de maio

Bom

8 − 7 =

Leia também