Layuri Santiago

Layuri Santiago

05/09/2023

Dicas | Sobre a Bee

Setembro Amarelo: cuide daquilo que é mais importante, a vida

Tempo de leitura: 3 min

Estamos em um mês especial: o mês dedicado à campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo. E em 10 de setembro, temos o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

Você pode já ter ouvido falar sobre esta campanha, mas será que realmente entende a importância dela? 

Em 2022, o número de suicídios no Brasil cresceu 11,8%, quando comparado a 2021, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ao todo, foram mais de 16 mil suicídios apenas no ano passado.

E para ajudar aqueles que são levados a cometer tal ato, há uma série de ações que podem ser adotadas em nosso dia a dia. Vamos conferir algumas?

Não deixe o silêncio te vencer

O lema do Setembro Amarelo neste ano é “Se precisar, peça ajuda”, afinal, o isolamento ainda é um grave problema que faz com que muitas pessoas guardem grandes dores para si.

Para alguns, falar sobre problemas mentais ainda é um grande tabu, por não quererem ser vistos como “frágeis” ou “vulneráveis”. Ou, em alguns casos, pelo receio de que os outros achem que se trata apenas de “frescura”, ou ainda por sentirem que estão incomodando.

É preciso começar a combater esse receio, entendendo que todos temos fragilidades, assim como dias e momentos ruins, e que isso não nos mais faz menos valiosos, muito pelo contrário, é a prova de que somos humanos. 

Colocar para fora o que está sentindo, conversar com alguém de confiança, é uma forma de externalizar sua dor e deixar que te ajudem a pensar em soluções ou, até mesmo, te mostrem uma visão mais positiva do que está acontecendo. Às vezes, por estarmos deprimidos e nos sentindo incapacitados, tudo pode parecer bem pior do que realmente é.

Não deixe que o silêncio te vença, desabafe sobre o que está lhe causando sofrimento e deixe que as pessoas lhe ajudem. 

Preste atenção aos sinais

E para muitos que ainda tratam a saúde mental como algo sem importância, é comum que os sinais de que algo está errado sejam ignorados.

Muitas vezes, seu corpo está lhe dando sinais de que está cansado mentalmente e que possíveis questões psicológicas têm atrapalhado sua rotina. Em muitos casos, esses sinais se tornam físicos, trazendo dor de cabeça frequente, insônia, perda de cabelo, perda de apetite, taquicardia, falta de ar e mais.

Além disso, você pode sentir alterações de humor cada vez mais frequentes, ou desânimo para fazer atividades que antes lhe davam prazer.

Para muitos, isso pode se tratar apenas de uma fase e estar atrelado a algum acontecimento específico de sua vida, mas, mesmo nesses casos, é necessário buscar ajuda.

Se tem percebido mudanças em seu comportamento e em suas emoções, não trate isso como algo normal, fique atento aos sinais que seu corpo está lhe dando.

Procure ajuda profissional 

A ajuda profissional é essencial quando falamos de saúde mental, pois um profissional especializado saberá indicar a melhor forma de descobrir o que está acontecendo e como você deve proceder.

Se você tem se sentido para baixo frequentemente, notando os sinais já citados anteriormente, não deixe de procurar um psicólogo. Ou, caso conheça alguém que esteja passando por algo semelhante, aconselhe essa pessoa a fazer o mesmo.

Um psicólogo estará pronto para lhe ouvir e, caso necessário, lhe encaminhar para outros profissionais que ajudarão em seu caso.

Pensando nisso, na Bee Delivery, há mais de três anos, disponibilizamos psicólogas prontas para atender nossos colaboradores semanalmente. Além disso, reforçamos a importância da manutenção de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.

E você pode sempre contar com o CVV (Centro de Valorização da Vida), que presta serviço gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio. O serviço funciona 24 horas e sem custo por ligação. Para utilizá-lo, basta ligar para o número 188 ou acessar o site www.cvv.org.br.

Lembre-se: nada é mais importante que sua vida. Assim como outras doenças, aquelas que afetam a saúde mental também merecem extrema atenção. 

Sua vida tem muito valor, lembre-se disso todos os dias, e não apenas no mês de setembro.

20 + treze =

Leia também