Layuri Santiago

Layuri Santiago

04/10/2023

Dicas

Outubro Rosa: câncer de mama em foco para mulheres e homens

Tempo de leitura: 2 min

Você já ouviu falar do Outubro Rosa? Caso sua resposta seja não, vamos explicar: trata-se de uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. E tem mais: apesar desta doença afetar principalmente mulheres, os homens também podem ser vítimas do câncer de mama.

No Brasil, em 2022, foram estimados 66.280 casos novos. E os dados mostram ainda que, em 2020, foram registrados 207 óbitos de homens por câncer de mama no país.

Para entender melhor como se prevenir ou como ter um diagnóstico precoce, basta continuar com a leitura!

Cancêr de mama em homens

Apesar de homens não possuírem as mamas desenvolvidas como as mulheres, eles ainda possuem tecido mamário. Sendo assim, homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama.

Por não ser um câncer comum entre homens, o diagnóstico, por vezes, acaba sendo tardio. No entanto, com a instrução e cuidados necessários, é possível ter uma boa recuperação em boa parte dos casos.

E para se manter bem informado e dar o auxílio necessário para as mulheres do seu convívio, acompanhe os próximos tópicos.

Como se prevenir 

O melhor meio de se prevenir do câncer de mama – assim como de muitas outras doenças –, é manter um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação e prática frequente de atividades físicas, além de evitar o uso de álcool, drogas e outras substâncias nocivas.

E, claro, para as mulheres acima de 40 anos, é fundamental fazer a mamografia anualmente, além do autoexame, que pode ser realizado em casa, tocando na mama com os braços em diferentes direções.

Não esqueça de passar essas informações para mulheres próximas a você.

O que fazer caso haja suspeita de câncer de mama

Caso sua mamografia apresente alguma anormalidade, o profissional que estiver te acompanhando será o responsável por direcioná-lo para as próximas etapas a serem seguidas.

E caso detecte algum nódulo em suas mamas ao realizar o autoexame, é preciso buscar auxílio profissional o quanto antes, para que mais exames possam ser realizados. Lembrando que um nódulo não significa necessariamente um câncer de mama, por isso, todo o seu quadro deve ser analisado antes que um diagnóstico seja fechado.

É importante reforçar, ainda, que quando descoberto em seus estágios iniciais, o câncer de mama tem uma alta taxa de recuperação. Outras características do processo de cura podem variar de acordo com cada paciente, mas o fundamental é seguir todas as instruções passadas por seu médico.

Não deixe de zelar por sua saúde, assim como da saúde daqueles que estão à sua volta. 

5 − 5 =

Leia também