Rannyson Mykael

Rannyson Mykael

05/01/2022

Dicas | Entregadores

Organização financeira: a chave para o sucesso em 2022

Tempo de leitura: 2 min

É preciso ter equilíbrio para pagar as contas e aproveitar o lazer sem peso na consciência.

O começo do ano é sempre marcado pelo sentimento de recomeço. São 365 novas oportunidades para tornar sua vida exatamente como você gostaria que fosse! Muitas pessoas aproveitam este momento para focar na organização financeira e, assim, evitar cair em grandes dívidas.

Nós, da Bee Delivery, nos preocupamos bastante com nossa equipe e sabemos a importância de nas finanças pessoais para ter mais tranquilidade ao longo do ano. Por isso, preparamos uma lista com 3 dicas incríveis que podem fazer toda a diferença, principalmente para quem está com dívidas no começo do ano.

Continue lendo e saiba como melhorar sua vida financeira em 2022!

Faça uma lista de gastos

Começamos com uma dica básica de organização financeira. É importante visualizar os seus gastos para saber exatamente o quanto você precisa para supri-los.

Pegue um caderno ou use o próprio computador para fazer essa lista. Para quem sabe usar o Excel, tudo fica ainda mais simples! E a Bee, pensando na facilidade do dia a dia, já preparou uma planilha toda organizada que te ajuda a visualizar o fluxo de entrada e saída. Assim, fica fácil fugir das dívidas que você não tem condições de pagar no momento.

Ficou interessado? É só clicar aqui para saber como organizar suas finanças pessoais na nossa planilha.

Estabeleça limites!

Muitas vezes é comum que as pessoas não saibam exatamente quando elas podem gastar ao longo do mês com atividades específicas, como lazer ou alimentação. Uma boa forma de se organizar neste sentido é determinar uma porcentagem da sua renda para aquele segmento. Veja um exemplo:

10% do salário para lazer;

15% do salário para alimentação.

Veja que o segundo inclui não apenas supermercado, mas também refeições extras, como lanches fora de casa, por exemplo. Assim, caso sua renda seja maior em determinado mês, também será possível gastar mais com essas áreas, já que elas variam de acordo com o salário. É disso que se trata a organização financeira!

Fuja do cartão de crédito quando for possível

Todos sabemos que, em algumas situações, é impossível não usar o crédito para alguma compra. No entanto, confiar 100% nesta opção é um perigo, pois a nossa mente acaba se acostumando. Isso leva a diversas dívidas cada vez maiores, como aponta o Serasa: cada brasileiro faz uma dívida de, em média, R$ 1.189,00.

Por isso, dê preferência a fazer pagamentos no débito, já que fica mais fácil visualizar a compra. Em muitos casos, até ajuda a evitar fazer gastos desnecessários, já que bate a pergunta de imediato: será que eu preciso mesmo? 🧐

Organização financeira é sobre equilíbrio

Quando falamos sobre a importância de refletir sobre o dinheiro, é comum que as pessoas pensem que a única solução é se privar dos gastos e focar apenas em economizar. Mas não precisa ser assim!

Afinal, o trabalho que você faz ao longo do mês exige esforço físico e psicológico. Você precisa fazer coisas que tragam felicidade e o dinheiro ganho serve para isso também.

Por isso repetimos: organização financeira é sobre equilíbrio. Saber usar o que você ganha de maneira sábia para não entrar em dívidas e aproveitar a vida sempre que possível. Você merece. 😉

13 + dezoito =

Leia também