Andrea Rebouças

Andrea Rebouças

17/05/2021

Delivery | Empresas | Entregadores

Maio amarelo: mês sobre segurança no trânsito

Tempo de leitura: 2 min

O movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção de toda a sociedade para o alto número de mortes no trânsito em todo o mundo.

A campanha visa realizar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, para assim colocar em pauta a temática de segurança no trânsito e mobilizar a sociedade, envolvendo órgãos governamentais, empresas, associações, federações e sociedade civil, e assim discutir o tema de forma efetiva, além de engajar ações e abordar a questão da segurança do trânsito nas mais diferentes esferas.

Por que o movimento se chama Maio Amarelo?

Porque foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Dessa forma, o mês de maio se tornou referência mundial para ações realizadas sobre trânsito no mundo inteiro. Já o amarelo simboliza atenção e também faz parte do sinal de advertência no trânsito.

O que é Década de Ação para Segurança no Trânsito?

A Década de Ação para Segurança no Trânsito é uma resolução definida para o período de 2011 a 2020, pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em março de 2010. O documento tomou por base um estudo realizado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, que contabilizou cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente no trânsito em 178 países, no ano de 2009. Um número aproximado de 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

O objetivo da ONU é poupar, por meio de planos de ações nacionais, regionais e mundial, milhares de vida.

Quais ações podem ser realizadas durante o mês de maio?

Alguns exemplos de ações que podem ser feitas dentro do movimento Maio Amarelo são:

Campanha a respeito da utilização das passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres, conscientizando os condutores sobre o respeito à todas as sinalizações e também sobre tomar os devidos cuidados com os vulneráveis no trânsito, destacando a palavra responsabilidade;

Humanizar as estatísticas de acidentes de trânsito para gerar maior empatia, uma vez que as pessoas envolvidas nos acidentes possuem uma história de vida e não são apenas números dentro de uma estatística.

;

Ações de Segurança no Trânsito: início de nova década?

Em 2021, estamos iniciando mais uma Década de Ações pela Segurança no Trânsito, por isso, temos mais uma chance para reduzir ainda mais as mortes e lesões ocasionadas por acidentes. O PNATRANS – Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito está sendo atualizado e recebendo mais participações de instituições públicas e da sociedade civil. Todo esse esforço, juntamente com as contribuições do cidadão, por meio da plataforma PARTICIPA + BRASIL do Governo Federal, resultará em um documento super importante, que será lançado em setembro deste ano de 2021. O objetivo é reduzir em 50% o número de mortes e lesões no trânsito.

Eventos do DENATRAN durante o Maio Amarelo:

27 de maio – Apresentação do Painel RENAEST – 15h (Via Microsoft Teams – Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).

31 de maio – Apresentação da Revisão do PNATRANS – 15h  (Via Microsoft Teams – Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).

02 de junho – Encerramento do Maio Amarelo 2021 – 10h  (Via Microsoft Teams – Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).

14 − 6 =

Leia também