Andrea Rebouças

Andrea Rebouças

20/05/2021

Entregadores

Maio Amarelo: entenda a importância desse movimento

Tempo de leitura: 2 min

O movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção de toda a sociedade para o alto número de mortes no trânsito em todo o mundo.

Os números de acidentes e mortes são assustadores, logo, o movimento se torna essencial para alertar a nossa sociedade sobre os riscos no trânsito e as formas de evitá-los. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o Maio Amarelo e também quais são as recomendações para evitar acidentes. Continue a leitura!

Por que o movimento se chama Maio Amarelo?

Porque foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Dessa forma, o mês de maio se tornou referência para ações realizadas sobre trânsito no mundo inteiro. Já o amarelo simboliza atenção e também faz parte do sinal de advertência no trânsito.

Em 2021, temos o início de uma nova década do movimento.

O que as estatísticas apontam?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 o Brasil estava na quarta posição entre os países com maior número de mortes em acidentes de trânsito no mundo, atrás apenas da China, Índia e Nigéria.

Segundo o Portal do Trânsito, o Brasil registra média anual de 30.000 mortes causadas por acidentes no trânsito, ou seja, cerca de 80 pessoas morrem por dia no Brasil em consequência de acidentes.

O que podemos fazer para melhorar a segurança no trânsito?

Existem muitas maneiras de diminuir os acidentes de trânsito. Antes de qualquer outra coisa, devemos pensar sempre no coletivo. Se nós fizermos nossa parte de respeitar as leis e as normas estabelecidas, as coisas vão melhorar.

Para isso, é importante que todos que utilizam moto, carro, ou bike sigam algumas recomendações:

• Estar devidamente descansado antes de pegar a estrada;
• Sempre respeitar as sinalizações;
• Planejar a viagem, sempre que possível;
• Manter as duas mãos na direção;
• Evitar as distrações;
• Respeitar os limites de velocidade estabelecidos.

São atitudes simples, mas que fazem muita diferença na vida de quem está constantemente no trânsito. Pratique direção defensiva!

10 − 5 =

Leia também