Eduarda Moura
24/09/2021
Eficiência energética nas empresas
Tempo de leitura: 2 minEficiência energética significa usar de serviços energéticos utilizando a menor energia possível.
Alguns aspectos podem até ser “batidos”, mas no final do mês, fazem uma grande diferença.
É um conjunto de mais energia por menos uso de recursos naturais.
Considera-se um dos debates mais necessários para a sustentabilidade do planeta!
Porém, ainda pode ser considerado um capricho para algumas empresas, mas não deveria.
Já que além de custos financeiros, reduz também os impactos no meio ambiente.
E lembrando que não só de energia elétrica se faz a eficiência energética.
Ela também pode ser aplicada a objetos que consomem outras matrizes, como gás natural e combustíveis fósseis.
Benefícios da eficiência energética
Sustentabilidade
Fugindo do óbvio, a sustentabilidade pode ter muitos benefícios não só para o planeta em si.
Isso porque o uso racional de energia ajuda a reduzir a emissão de CO2 (que contribui para o aquecimento global).
Como empresas são, muitas vezes, exemplos de alto consumo de energia, é ideal seguir alguns ideais para contribuir com a preservação do planeta.
Invista em energia limpa sempre que possível!
Economia de energia
Desse benefício todo mundo sabe!
Mas ainda é relevante falar que uma das principais melhorias oferecidas pela eficiência energética tem raízes econômicas.
Segundo um relatório do Centro Brasileiro de Informação em eficiência energética (PROCEL), o uso de equipamentos mais eficientes e instalações elétricas dimensionadas geraria uma economia de 8,8% no consumo de energia elétrica.
Não é necessário alto investimento para que esse retorno venha.
Pelo contrário, ações simples fazem toda a diferença no fim do mês.
Não deixar ambientes vazios com lâmpadas ou ar condicionado ligados, por exemplo.
Uma ação de endomarketing muitas vezes é o bastante para ligar esse alerta nos seus colaboradores.
Imagem da empresa
Além dos fatores citados acima, a imagem da empresa também se beneficia com o uso da eficiência energética.
Isso vem chamando a atenção não apenas do mercado, mas também dos consumidores.
Há clientes que só consomem de empresas conscientes e sustentáveis, já que acreditam que assim podem fazer ainda mais pelo planeta.
Muitas pessoas estão em busca de marcas com atitudes verdes e que se envolvem em ações para proteger o ecossistema.
Por isso, também acaba virando uma questão de posicionamento no mercado.
Deixe seu comentário