Layuri Santiago

Layuri Santiago

25/09/2023

Dicas | Entregadores

Dia Nacional do Trânsito: dicas para um trânsito mais seguro

Tempo de leitura: 2 min

Do dia 18 a 25 de setembro, acontece a Semana Nacional de Trânsito, com o propósito de relembrar a importância de construirmos, juntos, um trânsito mais seguro.

E para deixar em foco uma data tão relevante, trouxemos cuidados para diferentes públicos. Afinal, melhorar o trânsito é um dever de todos.

Ciclistas

Ciclistas estão mais vulneráveis nas ruas, por isso, o cuidado deve ser redobrado. Uma dica muito importante é se manter sempre atento ao seu redor. 

Além disso, é muito importante estar devidamente equipado, com capacete e refletores nas roupas e bicicletas.

É importante sempre pedalar no sentido dos carros e não usar fones de ouvido ou outro aparelho que possa tirar seu foco da pista. 

Motoboys

Para os motoboys, o capacete é uma peça indispensável, devendo manter sempre a jugular bem presa e a viseira abaixada.

Deve-se sempre, também, respeitar sinais vermelhos e a velocidade máxima permitida, evitando ultrapassagens arriscadas.

As roupas devem ser adequadas para lhe oferecer maior segurança: calças, camisas de manga longa e calçados fechados. 

Motoristas

Apesar de estar mais seguro no trânsito, estar ao volante também tem seus riscos. O cinto de segurança é fundamental tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Outro lembrete importante é: nada de dirigir alcoolizado! Apesar de carros oferecerem mais segurança aos motoristas, você pode colocar em risco a vida de outras pessoas, além de ser proibido, por lei, combinar bebida e direção.

Também é preciso respeitar condutores de veículos menores e ciclistas, principalmente em faixas sem sinal.

Pedestres 

Isso mesmo, os pedestres também possuem um papel fundamental para garantir a segurança no trânsito.

E os cuidados seguidos por pedestres não param em olhar para os dois lados antes de atravessar a rua (o que é de suma importância, claro).

Nada de atravessar a rua fora da faixa de pedestres e muito menos usar celular, fones de ouvidos ou outros itens que possam tirar sua atenção ao andar perto de vias.

Também é preciso ter cuidado ao descer de algum veículo, seja moto, carro ou ônibus. E ao estar acompanhado de crianças, o cuidado deve ser redobrado.

Devemos ter sempre em mente que somos responsáveis pela nossa segurança e pela segurança do outro no trânsito. É necessário que todos cumpram seu papel para que possamos ter um trânsito cada vez mais seguro.

13 − dez =

Leia também