Layuri Santiago

Layuri Santiago

27/07/2022

Delivery | Entregadores

Dia do Motociclista: conheça seus direitos e deveres

Tempo de leitura: 2 min

Para quem trabalha realizando entregas, lidar com o trânsito — que muitas vezes pode ser um caos — se torna uma tarefa diária. E para quem é motociclista, os riscos podem ser ainda maiores. 

Hoje, 27 de julho, comemora-se o Dia do Motociclista. Pilotar é algo que exige muito cuidado, atenção e responsabilidade, e isso todos já sabem. Mas quais são os direitos desses motoboys? E quais são seus deveres a cumprir, que lhes trazem mais segurança?

Vamos conhecer um pouco mais sobre os deveres e direitos do motociclista?

Medidas obrigatórias para a proteção do motociclista

O fato de estar dirigindo uma moto não significa estar isento das leis de trânsito que garantem a segurança de todos. Um estudo realizado neste ano pela UFMG, evidenciou um crescimento de 53% na taxa de mortalidade de motociclistas entre os anos 1990 e 2019 no Brasil. É preciso levar em conta também que motociclistas são mais vulneráveis em casos de acidentes, tudo isso reafirma a necessidade do cuidado redobrado.

Todo motociclista precisa portar, obrigatoriamente, a carteira de habilitação. Além disso, é exigido o uso de capacete, tanto para quem dirige quanto para o passageiro. Ingerir bebidas alcoólicas e dirigir também está totalmente fora de cogitação. E, claro, a manutenção da moto deve estar sempre em dia. Ao não seguir essas normas, você não está apenas colocando a sua vida em risco, mas também as de outros motoristas e pedestres.

Dirija com segurança

E para se manter ainda mais protegido, use roupas resistentes e longas, dirija a uma distância segura dos outros automóveis, deixe sempre os faróis acesos e evite ultrapassar outros veículos na mesma faixa. Transportar crianças em motocicletas é um grande risco, e o mesmo serve para animais, portanto, nada de fazer viagens com pets ou crianças com menos de 10 anos. E independentemente de quem você esteja transportando, é importante sempre respeitar o limite de velocidade.

No caso dos entregadores, a correria exige ainda mais atenção devido ao maior tempo no trânsito. E não só isso, dirigir com uma bag requer ainda mais equilíbrio e manobras feitas com cuidado, por isso, lembre-se de usar a trava de segurança de sua bag e de se certificar de que há fita reflexiva na mesma, isso fará com que outros motoristas te vejam com mais facilidade.

Sua segurança vale ouro!

O respeito no trânsito deve ser mútuo, portanto, é obrigação de outros motoristas também te respeitarem. Porém, infelizmente, sabemos que eventualidades acontecem. Nesse caso, se você atua como motoboy, tem direito ao seguro de acidentes, uma vez que a proteção do entregador deve ser assegurada durante o período de entregas. 

Os entregadores da Bee Delivery têm direito ao nosso Seguro de Acidentes com cobertura de despesas médicas e hospitalares, cobertura por invalidez temporária, indenização por invalidez total ou parcial e mais. 

Ou seja, ao sofrer um acidente durante algum corre, você não só terá suas despesas pagas em qualquer clínica do Brasil, como também continuará recebendo determinado valor nos dias em que estiver impossibilitado de trabalhar. Lembrando que o seguro é totalmente gratuito, oferecido pela Bee,

Motociclistas estão sempre aproximando pessoas e ajudando a superar distâncias, por isso, desejamos um Feliz Dia do Motociclista!

17 + 14 =

Leia também