Andrea Rebouças

Andrea Rebouças

14/04/2021

Dicas | Empresas

Como utilizar cupons de desconto e alavancar suas vendas

Tempo de leitura: 3 min

Uma questão bastante recorrente entre os vendedores que utilizam e-commerce é sobre como e quando utilizar cupons de desconto para alavancar as vendas. Sabemos que comercializar na internet requer boas estratégias para ter sucesso, uma vez que é um ambiente bastante competitivo.

De forma geral, promoções, sorteios, cupons são recursos comumente utilizados para atrair clientes. Porém, é necessário ter cuidado para não comprometer as margens de lucro ao executar essas ações.

Cada vez mais lojas de e-commerce tem adotado esta estratégia para estimular clientes de vários segmentos a aproveitar as ofertas especiais de adquirir produtos.

Você tem dúvidas de como utilizar os cupons no seu e-commerce? Continue a leitura!

Entenda como os cupons de desconto podem ser disponibilizados

Saiba que não é necessário ter um e-commerce em alguma plataforma de marketplace. Sua loja que funciona por meio de redes sociais, como Instagram e WhatsApp também pode disponibilizar cupons. O cupom pode ser enviado via WhatsApp, ou anunciado nos stories do Instagram, por exemplo. Também pode ser enviado junto da embalagem do produto durante o delivery.

Viu como é possível utilizar essa ferramenta de diversas maneiras? Agora vamos para as próximas dicas!

Atraia novos clientes

Muitas pessoas costumam mapear o preço on-line daquele produto que estão “de olho”, logo, oferecer um cupom de desconto a esses consumidores é uma forma de atraí-los.

Aposte também em cupom de desconto para primeira compra. Essa estratégia vai aumentar a audiência da sua loja e converter visitantes em clientes. A oferta desse cupom pode aparecer em seu site como pop-up ou como proposta para assinar a newsletter em troca da liberação. É uma boa estratégia, porque mesmo que o visitante não esteja pronto para efetuar a compra, você já conseguiu o contato dele para sua base de leads.

Movimente o estoque

Se você tem uma loja, já percebeu que alguns produtos têm maior saída do que outros, e é por isso que aplicar o mesmo cupom para o site inteiro não é a melhor estratégia. Evite oferecer desconto em cima de produto que tem boa saída.

O cupom será melhor para suas vendas se for utilizado como estratégia para movimentar o estoque de categorias específicas. Eles serão mais válidos para seções com produtos parados ou coleções passadas.

Lembre-se de definir a porcentagem do desconto de forma que respeite as regras de precificação e da margem de lucro. Assim, você evita comprometer a sua rentabilidade.

Fique atento às datas comemorativas

Nós temos diversas datas comemorativas ao longo do ano. Entre as mais conhecidas estão: dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, Natal, entre muitas outras que dão oportunidades de elevar as vendas durante o ano, por isso, o ideal é ter sempre ao alcance um calendário de datas comemorativas para e-commerce. Desse modo, você vai poder se planejar e desenvolver campanhas direcionadas a essas datas, e encantar seus clientes com um cupom de desconto.

Tenha em mente que existem datas comemorativas de cunho pessoal, como o aniversário do cliente, ou mesmo o aniversário da loja. Utilize essas datas para alcançar mais clientela. Explore sua criatividade!

Preste atenção em compras não finalizadas

Sabe aquele cliente que fala com você no WhatsApp, pergunta o preço e depois some? Então, muita gente intenciona comprar, mas não finaliza o pedido. Esse é um problema frequente, que requer técnicas para ser contornado. Adivinhe qual é uma boa tática? Isso mesmo! O cupom de desconto é uma ferramenta chave para ajudar a recuperar aquele cliente que não finalizou a compra.

Ofereça um cupom com prazo limitado, assim o senso de urgência será despertado e o retorno, provavelmente, será imediato.

Observe o fluxo de venda em determinados períodos

Não precisa ter sempre um cupom disponível, pois os clientes podem ficar “viciados” em comprar do seu e-commerce apenas quando existir desconto. A ideia de uma promoção, um cupom ou qualquer redução de preço é de despertar o senso de urgência no consumidor, por meio de um período de vigência limitado.

Dessa forma, foque sua estratégia em disponibilizar cupons em períodos com baixo volume de saída de produtos, isso vai estimular as compras e gerar melhor engajamento com seu público. Procure ter acesso a dados sobre os horários de pico, e use-os para o lançamento dos cupons.

Finais de semana e feriados são ótimos momentos para enviar o seu cupom de desconto junto do delivery, pois as pessoas estão mais propensas a realizar pedidos.

Fidelize seus clientes

Todo consumidor é atraído por benefícios. Quem não gosta de um descontinho?! Uma boa técnica para fidelizar seus clientes é, no pós-venda, disponibilizar um cupom de desconto para uma segunda compra.

Não hesite em ir em busca de recuperar clientes que estão mais ausentes: ofereça um cupom para que ele retorne. Lembre-se sempre que clientes fiéis e satisfeitos são agentes de prospecção da sua marca.

Aumente seu ticket médio

Você sabe qual o valor do seu ticket médio atual? Um cupom para quem comprar acima do valor médio é uma ótima ferramenta para aumentar os lucros.

Distribua esses cupons em diversas faixas de preço para otimizar seus resultados. Atente-se de colocar um banner como lembrete desses descontos para os consumidores.

Agora que vimos o quanto a oferta de cupons de venda pode melhorar o desempenho e arrecadar clientes para o marketplace, coloque aqui nos comentários se você tem utilizado essa estratégia! Se não tem, vai passar a utilizar? Conta pra gente!

três + doze =

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