Rannyson Mykael

Rannyson Mykael

04/03/2022

Delivery | Dicas | Empresas

Como embalar comida: dicas práticas para um bom delivery

Tempo de leitura: 3 min

Fazer delivery de comida é uma missão que deve ser bem pensada para que tudo aconteça da forma certa. Afinal, o cliente faz o pedido e espera recebê-lo da melhor forma para poder aproveitar, mas um ponto que as empresas pecam é a parte de embalar a comida do jeito certo.

É um passo fundamental para o entregador também, já que ele precisa do pedido devidamente embalado para chegar até o cliente da melhor forma.

Se você trabalha com delivery de comida, é essencial continuar lendo o texto para saber como preservar a qualidade da comida.

Mantenha a comida bem embalada

A seguir, listamos algumas dicas que toda empresa que trabalha com delivery deve seguir para embalar a comida do jeito certo e entregar os pedidos da melhor forma possível. 

Se você já passou pela experiência de receber reclamações do cliente devido a comida fria, derramada ou fora do lugar, saiba que a responsabilidade não é apenas do entregador! Em muitos casos, a própria embalagem está incorreta. Que tal acabar com situações como essa? Saiba como!

Líquidos merecem atenção redobrada

Bebidas, como sucos, vitaminas ou refrigerantes, podem causar muitas situações estressantes, como o transbordamento ou até estufamento, no caso do refrigerante. Por isso, é essencial que a empresa utilize embalagens próprias para lacrar copos e garrafas do pedido. 

A tampa é um elemento indispensável, mas um bom complemento é usar também os suportes para copos de papelão. Eles ajudam a garantir uma entrega segura ao seu cliente! 

Sempre que possível, fica a recomendação para que a empresa dê preferência para bebidas que já venham lacradas de fábrica. Assim, o entregador consegue se organizar melhor e as chances de acontecerem imprevistos são menores.

Leia também: Dicas para transportar comida na bag sem virar

Em caso de entrega de líquidos quentes, como sopas e cafés, o ideal é usar embalagens de isopor. Elas têm o melhor custo benefício, já que são baratas e ainda mantêm o líquido contido.

Se a comida quente esfriar, o cliente vai reclamar

Manter a temperatura ideal do pedido é essencial para receber elogios do cliente. É preciso que a empresa tenha cuidado com o tempo da entrega, já que a demora altera a temperatura e pode estragar a experiência de consumo. A embalagem também tem grande influência nisso.

É o caso do papel alumínio, por exemplo, que ajuda a manter alimentos quentes na temperatura ideal. Para quem trabalha preparando pratos como cachorro-quente ou sanduíche, a dica pode fazer grande diferença.

Tampas e copos plásticos, como mencionamos anteriormente, são ideais para conservar a temperatura dos pedidos frios líquidos, como açaí ou milkshake.

Se o cliente fez um pedido variado, unindo comidas quentes e frias, não cometa o erro de misturá-las na mesma embalagem! É preciso deixá-las separadas para manter o sabor e temperatura específicos de cada uma.

Lacrar as sacolas: organização e conservação

Cuidado nunca é demais, certo? Então que tal fechar internamente todos os produtos, tanto os quentes quanto os frios, e lacrar as sacolas? Pode ser com um adesivo da empresa ou até mesmo um simples grampo — que é barato e supre a necessidade.

É uma dica básica, mas ajuda a manter os alimentos conservados na temperatura certa, além de organizá-los. Isso ajuda durante o delivery, já que reduz as chances de a comida virar durante o transporte, principalmente quando é usada moto ou bicicleta para a entrega.

A fórmula perfeita para evitar reclamações

O cliente precisa receber a sua comida no melhor estado possível, já que o pedido e o pagamento foram feitos pensando na refeição. Qualquer descuido pode afetar a experiência.

Por isso, empresa e entregador precisam se juntar nesta tarefa! O primeiro deve embalar a comida da melhor forma possível levando em consideração a temperatura ideal de cada pedido e o trajeto do segundo. Embalagens ideais evitam que a comida vire ou se espalhe dentro da bag.

Coloque as dicas em prática! Seja uma empresa parceira da Bee Delivery e veja como o seu negócio pode se tornar cada vez mais popular no mercado.

nove + 4 =

Leia também