Andrea Rebouças

Andrea Rebouças

16/04/2021

Dicas | Empresas

Aprenda as melhores estratégias para fazer uma promoção de vendas

Tempo de leitura: 3 min

Você quer aumentar seu lucro, mas não sabe como? Nós podemos ajudar!

Talvez o que você precisa é realizar uma promoção de vendas de forma estratégica, e assim garantir vários benefícios para seu empreendimento, como, por exemplo: fidelização dos clientes, acabar com as vendas sazonais e deixar seus clientes satisfeitos com a experiência.

Neste conteúdo, vamos dar exemplos de promoção, para que você entenda quais são as melhores de aplicar na sua empresa. Vamos lá?!

Faça promoção de entrega grátis

Arque com o valor de entrega de vez em quando. Acredite, vai valer a pena, já que o retorno na quantidade de vendas vai se sobrepor aos custos. Veja as formas de utilizar isso a seu favor!

Entrega grátis

A entrega grátis é uma forma de promoção, e é inclusive utilizada por diversas lojas virtuais como estratégia para gerar mais vendas nos períodos em que há pouca movimentação. Procure por empresas que prestam serviços de entrega (inclusive, que tal a Bee?!).

Entrega grátis acima de X reais

Essa estratégia vai estimular seu cliente a adquirir mais itens. Você pode oferecer entrega grátis a partir de R$100, por exemplo.

Aproveite para lançar promoções em datas comemorativas

Os comerciantes de lojas físicas já perceberam que as vendas sobem durante datas comemorativas, por isso, sempre estão oferecendo promoção nessas épocas, o que faz com que o estoque se movimente. A mesma realidade pode ser vista em lojas virtuais, basta que você leve em consideração qual é seu público-alvo e em qual ocasião os seus produtos venderão mais.

Veja quais são as características dos seus produtos e dos seus clientes, e inclua nas estratégias de ofertas promocionais. Por exemplo: combos personalizados, baixa no preço por tempo limitado, parcelamento sem juros, ofereça e cumpra para que seus clientes não se sintam enganados.

Faça promoção para quem já comprou antes

Faça uma análise dos indicadores de clientes que já compraram com você, e crie condições exclusivas de promoção para que eles possam se sentir especiais. Além de aumentar as chances de fidelizar essas pessoas, é provável que elas passem a recomendar seu estabelecimento para outras.

Faça campanhas por e-mail marketing e anúncios no Google Adwords em redes sociais, blogs, entre outros meios virtuais.

Lembre-se de pedir a data de nascimento do cliente ao realizar o cadastro, pois assim você a terá no seu banco de dados e poderá ofertar o seu produto com desconto em uma condição especial de aniversário.

Oferte descontos porcentuais

Essa é outra estratégia bastante utilizada em lojas físicas e que geram um bom retorno. Os consumidores adoram comprar coisas que estão com X% de desconto. Passar a utilizar esse formato na precificação de seus produtos com certeza aumentará suas vendas.

Para o cérebro humano, a promoção é algo extremamente atrativo!

Inclua descontos em produtos relacionados

Por exemplo, se você vende smartphone, faça uma promoção de desconto no caso do cliente levar junto uma capinha e uma película.

Se você vende tênis, case itens e ofereça meias em oferta, isso é um outro exemplo. A venda de produtos relacionados que são do interesse do consumidor aumentará seus ganhos!

Ofereça cupons de desconto  

Nós temos um artigo no blog todo voltado para as vantagens de utilizar cupons de desconto, porque eles são realmente ótimos agentes de vendas. Sua loja pode ofertá-los para clientes que conquistaram esse presente por terem efetuado determinada compra, ou então pela quantidade de pedidos já realizadas.  O consumidor ficará tentado a comprar mais para obter maiores benefícios, o que vai aumentar o ticket médio de suas vendas.

Confira nosso conteúdo com mais dicas de utilização de cupons.

Distribua brindes

Quem não gosta de ganhar um mimo?! Exato! Todos gostamos, por isso, use essa estratégia para atrair mais consumidores. Esse brinde pode ser específico para determinado produto, e sempre o relacione com o produto principal.

Por exemplo, se você vende produtos de cabelo, ofereça miniaturas com outros itens. É uma forma do seu cliente testar aquele produto, e talvez voltar para adquirir no tamanho convencional.

Faça divulgação dos seus produtos em redes sociais

As redes sociais estão aí para quem quer utilizá-las, e você pode aproveitar para fazer divulgação dos seus produtos por vídeos no YouTube, textos no Facebook, e imagens no Instagram. Esses são apenas alguns exemplos de formas de criar conteúdo que vai multiplicar suas vendas.

Por fim, tenha sempre em mente que os consumidores querem economizar, e isso faz com que adotar diferentes formas de promoções para seu e-commerce aumente bastante o seu lucro.

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