Greyce Kelly

Greyce Kelly

18/09/2020

Delivery | Dicas | Empresas | Entregadores

5 dicas para manter um trânsito mais seguro, evitar multas e acidentes

Tempo de leitura: 2 min

Você sabia que hoje (18) começa a Semana Nacional de Trânsito (SNT)? Até o dia 25 de setembro são realizadas ações pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito para conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. E este ano o tema será “Perceba o risco, proteja a vida”, com programação online que pode ser conferida no site do DENATRAN.

Pensando nisso, a Bee Delivery também trouxe 5 dicas para você dirigir de forma segura, protegendo a si e aos outros no trânsito. Vamos conferir?

1. Respeite as leis de trânsito

Toda rotatória, faixa de pedestres, sinalização ou placa colocada em uma rua é para tornar o trânsito mais seguro e menos violento. Muitos acidentes são causados basicamente por negligência das leis de trânsito. Ao respeitar as leis de trânsito, o condutor geralmente toma menos ou nenhuma multa.

2. Faça manutenções periódicas

Um pneu gasto, um freio desregulado ou uma lâmpada de farol queimada, tudo isso poderá ocasionar um grave acidente nas pistas. Portanto, realizar as manutenções periódicas em dia é essencial, além de que, o seu veículo se conservará por muito mais tempo.

3. Tenha cuidado redobrado em condições adversas de clima

Em dias chuvosos e/ ou de neblina é muito comum a ocorrência de acidentes. Isso porque, dependendo do aguaceiro, a visão fica bem dificultada e um veículo em pista molhada demora o dobro da distância para frear completamente, além é claro, do risco de aquaplanagem.

Por isso o mais prudente é dirigir com a velocidade reduzida e, caso seja possível, parar em um local seguro e esperar que as condições de clima melhorem. Essas ações trarão mais conforto, facilidade e principalmente segurança ao trajeto a ser percorrido.

4. Mantenha uma distância segura do carro que vai à frente

Andar colado no veículo da frente é errado e perigoso. Caso o veículo que vai à frente freie sem qualquer aviso ou derrape e até mesmo, em casos mais graves, capote, quem estiver colado atrás não irá ter tempo, tampouco distância hábil para conseguir se esquivar, piorando ainda mais o acidente em si. Portanto, ande distante do veículo a sua frente, pois isso pode te tirar de muitos problemas.

5. Respeite os limites de velocidade

Essa é uma velha máxima, que caberia dentro da parte de “respeito às leis de trânsito”, mas merece um tópico especial. Muitas pessoas não entendem o porquê dos limites colocados nas vias, mas eles são bem estudados e planejados.

Esses limites levam sempre em consideração as condições de pista, o fluxo de veículos e até mesmo possíveis condições adversas que podem ocorrer sobre determinada via, por isso é extremamente importante respeitar a velocidade indicada.

Quem respeita os limites de velocidade, não leva multa e, o mais importante: preza por sua própria vida e pela vida dos outros.

Gostou das nossas dicas? Compartilha com os(as) amigos(as)! Juntos(as) nós colaboramos para um trânsito mais cheio de vida e menos violento.

5 × um =

Leia também