Greyce Kelly

Greyce Kelly

20/10/2020

Dicas | Sobre a Bee

Outubro Rosa: Bee Delivery promove palestra sobre a prevenção do câncer de mama

Tempo de leitura: 2 min

O Outubro Rosa chegou! E a Bee Delivery realizou nesta terça-feira (20), às 9h, uma palestra para falar sobre a importância desta causa.

A mastologista Carolina Coelho, através de uma videochamada, conversou com os(as) colaboradores(as) presentes e com os(as) que participavam via Google Meet, abordando assuntos sobre a saúde da mulher e do homem e cuidados como o auto-exame das mamas.

Além da palestra, os(as) funcionários(as) ainda foram recebidos com um café da manhã, ganhando lacinhos rosa e brindes.

O câncer de mama

Segundo os últimos dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama trata-se do câncer mais recorrente entre as mulheres brasileiras. Mas quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de cura.

Alguns dos fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolver a enfermidade são: histórico familiar de câncer de mama (ou de ovário); idade avançada; menopausa tardia ou precoce; nunca ter tido uma gestação; obesidade; sedentarismo; utilização contínua de determinadas pílulas anticoncepcionais; alcoolismo, vício e consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Um dos principais sintomas do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo endurecido, palpável, de tamanho progressivo e que geralmente não apresenta dor. Dependendo do tamanho e da característica desse nódulo, a mama pode ficar inflamada e com aspecto semelhante ao de uma mastite — com vermelhidão e sensação de calor local.

Em estágios avançados, os caroços podem provocar o aumento dos gânglios da axila, além de outros sintomas, como dor abdominal, tosse e falta de ar.

As mobilizações em outubro são importantes para conscientizar a população sobre a importância dos exames de prevenção. É importante lembrar ainda que a mamografia é indicada prioritariamente para as mulheres a partir de 40 anos.

16 − 8 =

Leia também