Bee Dicas: hora certa para trocar o óleo da moto

Greyce Kelly

Greyce Kelly

18/08/2020

Dicas | Entregadores

Bee Dicas: hora certa para trocar o óleo da moto

Hoje, vamos falar sobre o momento certo para realizar a troca de óleo da moto. O óleo é essencial para limpar, lubrificar e manter a temperatura adequada do motor e fazer esta manutenção corretamente mantém o bom funcionamento do nosso transporte.

Mas antes, me responde: você é desses(as) que… “não deixo passar dos 1.000 km”? Se for, espera um pouquinho que essa tal “troca dos 1.000km” não é bem assim. Nós vamos explicar por que: isto é um padrão histórico que a maioria das pessoas seguem. Essa ideia da troca de óleo em 1.000km vem lá dos anos 80, uma época em que não havia tanta tecnologia e menos durabilidade dos óleos fabricados.

Porém hoje, exceto a troca padrão dos primeiros 1000km, existem fabricantes que recomendam a troca de óleo a cada 3.000km ou até 4.000km. Essa evolução é devido o avanço das tecnologias no desenvolvimento dos lubrificantes, que por serem mais modernos, permitem um maior intervalo de troca.

Muitos motociclistas fazem a troca de óleo entre 1500km e 2000km. Isso, de fato, não prejudica a moto, mas torna-se um gasto desnecessário de dinheiro e acaba gerando mais resíduos ao meio ambiente.

É importante ressaltar que a troca de óleo não depende somente da quilometragem rodada, o lubrificante tem um prazo de validade, que é de 6 meses e que deve ser observada.

E uma dica bônus que a gente deixa é: é sempre bom usar o adesivo da troca de óleo como lembrete! Anote tudinho sobre a indicação de quilometragem prevista da próxima troca de óleo e filtro, bem como a informação sobre o tipo e viscosidade de óleo utilizado.

Agora que você já sabe a hora certa de trocar o óleo da sua moto, compartilha com os(as) amigos(as) para eles(as) ficarem por dentro também. Até o próximo #BeeDicas.

18 − 12 =

Leia também